Trajeto

trajeto

O Trem da Serra da Mantiqueira tem como trajeto o trecho compreendido entre a Estação central de Passa Quatro e a estação de Coronel Fulgêncio, perfazendo o total de 10 km. A Estação de Passa Quatro, construída em 1884,  totalmente recuperada, conta com infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação. Na estação os passageiros podem visitar uma exposição fotográfica no hall ao som de música típica regional.

Os viajantes poderão usufruir de um trajeto de bela paisagem e muito verde. Após a partida o trem se dirige a estação Manacá, no km 30 da ferrovia, nesta estação é feita uma breve parada onde os turistas podem visitar uma feira de artesanato e guloseimas enquanto a locomotiva é preparada para subida da serra.

Partindo da estação Manacá o trem inicia a subida da serra, passando pelas corredeiras do Manacá e a ponte Estrela.

Chegando a estação Coronel Fulgêncio, km 25, cota 1085m, o trem realiza uma nova parada, os passageiros podem então conhecer a exposição fotográfica de minisséries filmadas no local, Mad Maria e JK – minissérie, ambas da Rede Globo; fotos de máquinas e carros recuperados pela ABPF; e fotos da Revolução Constitucionalista de 1932. Também é oferecido um passeio cortesia ao Túnel.

As saídas ocorrem nos finais de semana, feriados e pontes de feriados, nos horários abaixo:

Sábados:

  • partida às 10:00hs, chegando de volta às 12:00hs
  • partida às 14:30hs, chegando de volta às 16:30hs (horário da tarde sujeito a confirmação)

Domingos:

  • partida às 10:00hs, chegando de volta às 12:00hs

*a programação de feriados é sujeita a confirmação; contactar através do email: tremdaserrap4@abpf.com.br ou pelo tel.: (35) 3371–2167 (horário comercial e finais de semana)