Esta é uma locomotiva de origem americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, tipo Pacific rodagem 4-6-2 (ou seja quatro rodas guias, seis rodas de tração e mais duas rodas guias na parte traseira), foi fabricada em 1925.
Adquirida originalmente pela Estrada de Ferro Oeste de Minas – EFOM, possuía o número 164. Posteriormente, quando a Oeste de Minas foi fundida com Rede Sul Mineira – RSM para formar a Rede Mineira de Viação – RMV, ela foi renumerada para 332.
Entre outros trabalhos, a locomotiva 332 era utilizada nos principais trens de passageiros entre Uberada e Belo Horizonte, passando por Araxá, Divinópolis entre outras cidades.
Com o início da dieselização em fins dos anos 50, início dos anos 60, a tração a vapor foi perdendo espaço, sendo a 332 relegada a trens de passageiros secundários e de menor percurso, saindo inclusive de sua rota original e seguindo para linhas menos movimentadas. Nos anos seguintes, com a o crescimento do parque de tração diesel, a 332 passou a fazer pequenos trens de carga e de serviço até que em meados dos anos 70 foi definitivamente retirada de serviço, ficando recolhida no pátio de Três Corações.
A 332 após sua aposentadoria, ficou por alguns anos no pátio de Três Corações aguardando sucateamento até que por volta de 1980 foi transferida para a ABPF que inicialmente a levou para Jaguariúna-SP com as demais locomotivas resgatadas pela associação.
No início da década de 90 a ABPF em parceria com o governo de SP deu inicio ao projeto do núcleo de Pedregulho, que era administrado pela regional de Campinas; assim o governo de SP re-construiu a linha entre Pedregulho e Rifaina criando a Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus. No mesmo projeto, ocorreu a reforma das locomotivas 332, 338 e 302 (hoje a 338 e a 302 encontram-se na Regional de Campinas), ambas reformadas em oficinas da Fepasa e consequentemente foram operar no núcleo de Pedregulho.
As locomotivas 332 e 302 foram reformadas nas oficinas de Campinas, enquanto a 338 foi reformada nas oficinas de Itapetininga, ambas oficinas da Fepasa que hoje encontram-se fechadas e abandonadas. Todas locomotivas foram reformadas sob supervisão e assessoria da ABPF regional de Campinas, inclusive nos testes de via. A locomotiva 332 foi testada no trecho Campinas – Boa Vista, causando grande repercussão na época ao trafegar sobre a rodovia Anhanguera.
Em 1996 devido a problemas técnicos de manutenção da via e falta de apoio a regional de Pedregulho encerrou suas atividades. O seu material foi dividido entre a regional de Campinas e a regional de Cruzeiro (que era o nome oficial da Regional Sul de Minas na época).
Sendo assim, a 332 foi transferida para a então Regional Cruzeiro da ABPF, hoje Regional Sul de Minas, para trabalhar no Trem da Serra, entre a estação central de Cruzeiro-SP e a boca do túnel grande do lado paulista, no km 24.
Em 2000, com a abertura do Trem das Águas em São Lourenço-MG, a 332 foi a locomotiva escolhida para fazer o trem e, por lá permaneceu até o início de 2004 quando o Trem da Serra da Mantiqueira foi implantado em Passa Quatro-MG. Desde então a 332 vem fazendo os trens no trecho Passa Quatro – Coronel Fulgêncio.
Recentemente passou por um processo de restauração total. A operação atente a rigorosos critérios de segurança.
- Fabricante: Baldwin Locomotive Works
- Data de fabricação: dezembro de 1925
- Número de série: 58852
- Tipo: 4-6-2 “Pacific”
- Cilindros: 406mm x 559mm (diâmetro x curso)
- Diâmetro das rodas motrizes: 1168mm
- Peso total: 77.770kg (locomotiva+tênder em ordem de marcha)
- Esforço de tração: 7.080kg (atual)
- Bitola: 1,00m
- Ferrovia original: Estrada de Ferro Oeste de Minas, Rede Mineira de Viação e Viação Férrea Centro-Oeste